top of page

PARTICIPAÇÃO NO COMCLIMA JOVEM

O Tropoclima participou de importante evento realizado pela Prefeitura do Recife no dia 06 de junho de 2018, o COMCLIMA JOVEM.


Instituído pelo Decreto Municipal nº 27.343/2013, o COMCLIMA é um foro decisório e tem, entre suas atribuições, propor diretrizes para a implantação de políticas públicas direcionadas à sustentabilidade e ao enfrentamento às mudanças climáticas, em articulação com as políticas e planos nas esferas estadual e nacional, além de estabelecer ações, planos e metas de redução das emissões de gases de efeito estufa e definir mecanismos de adaptação aos efeitos da mudança do clima.


O COMCLIMA Jovem visa fortalecer as ações que estamos realizando para envolver o público de 15 a 29 anos nas reflexões sobre as questões ambientais, incentivando o protagonismo juvenil, desde as falas principais até ao público que está sendo mobilizado a participar.


Sancionada em abril de 2014, a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife (Lei Nº 18.011/2014) estabelece instrumentos para a implementação, em nível municipal, de ações sustentáveis e de enfrentamento ao fenômeno do aquecimento global. Entre suas diretrizes estão o aumento da permeabilidade do solo e o combate à formação de ilhas de calor, decorrentes da urbanização, através de medidas como a arborização. A lei também estimula construções sustentáveis pelo Programa de Premiação e de Certificação em Sustentabilidade Ambiental, e obriga empreendimentos de grande impacto ambiental a inventariar os gases do efeito estufa emitidos. Outra determinação da Política é a de que, a cada dois anos, seja apresentado o inventário de emissões da Prefeitura do Recife, elaborado pela Unidade de Gestão de Políticas Sustentáveis da SMAS. A partir do primeiro inventário, finalizado em abril de 2014, foi feito o Plano de Baixo Carbono, que tem por objetivo reduzir as emissões das principais fontes de gases do efeito estufa. (http://meioambiente.recife.pe.gov.br/mudancas-climaticas).

Participação no COMCLIMA – Da esquerda para direita Pedro Cavalcanti, Érila Vidal, Lilian, Thamires Gabryelle.

Participação no COMCLIMA –

Da esquerda para direita Pedro Cavalcanti, Érica Vidal, Lillian, Tamires Gabryelle.

bottom of page